O museu “Caminhos do Conhecimento”, desenvolvido pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos (LAbI – UFSCar), oferece outras possibilidades de mediação entre diferentes públicos e o conhecimento científico, para além das já consolidadas em museus e centros de ciência tradicionais. A abordagem utilizada na concepção do museu amparou-se em muito nos referenciais das Cidades Educadoras e da educação com enfoque CTSA, na medida em que foca seu olhar no potencial educativo dos espaços – em especial aqueles que possibilitam compreensões, reflexões e experiências mais aprofundadas das complexas inter-relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente – e em suas representações sociais.

Para tanto, o projeto propõe itinerários sobre as ciências a serem percorridos no campus da Universidade. Tais itinerários são indicados por placas de sinalização do projeto que, além de apresentarem textos de grandes cientistas e pensadores, contêm QR codes (códigos gráficos que direcionam a sítios na Internet) que permitem o acesso – com o uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets – a conteúdos em vídeo e textos produzidos exclusivamente para o museu, relacionados às áreas científicas dos locais onde se encontram. Ao acessar o código pela primeira vez, o aplicativo do projeto inicia um guia pelo itinerário escolhido, indicando os próximos pontos a serem visitados. O museu também prevê o oferecimento de visitas guiadas, nas quais os participantes podem visitar os laboratórios da Universidade, conhecendo, para além de onde e de como a ciência é produzida, quem a produz.

Os itinerários e seus conteúdos também podem ser acessados pela Internet (www.caminhos.ufscar.br).