O Laboratório Aberto de Interatividade para Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é voltado à prática da divulgação científica pautada na interatividade; nas relações entre Ciência, Arte e Tecnologia; na realização de produtos em diferentes suportes e direcionados a públicos diversos; e na produção de conhecimento sobre as metodologias adotadas.

A equipe do LAbI é formada por pesquisadores das áreas de Física, Astronomia, Biologia, Educação, Sociologia e Comunicação; profissionais das áreas de Jornalismo, Produção Audiovisual e Computação; e estagiários. Além desse núcleo fixo, são articulados grupos de consultores nas áreas específicas para cada projeto desenvolvido.

As ações do LAbI são acompanhadas por oficinas que buscam compartilhar com o público — especialmente professores do Ensino Médio — a tecnologia e a metodologia empregadas, visando a formação de multiplicadores e o acompanhamento e avaliação dos produtos concretizados. Além disso, a equipe do Laboratório tem procurado, em suas diferentes áreas de atuação, produzir conhecimento sobre essas metodologias, bem como compartilhar esse conhecimento.

Laboratório Aberto de Interatividade
Holler Box